A vídeo-histeroscopia é uma endoscopia do útero. Inserimos um endoscópio pela vagina, localizamos o colo uterino e entramos nele até chegar à cavidade uterina, usando o soro fisiológico para distender a cavidade uterina. Permite o diagnóstico de patologias que se apresentam na cavidade endometrial, como pólipos, miomas, sinequias uterinas, restos de aborto e mal formações dentre outros. É realizado em consultório sem qualquer tipo de anestesia na quase totalidade das vezes.
Pode também ser utilizada para cirurgias intra-uterinas para a extirpação das patologias previamente descritas, dentre outras. Algumas pequenas cirurgias podem ser realizadas no próprio ambulatório e outras necessitam de internação em regime de day clinic (alta em poucas horas após o término) e anestesia.
É um procedimento cirúrgico que vem substituindo a cirurgia laparotômica (barriga aberta). É realizada através de pequenos orifícios na parede do abdomen possibilitando a avaliação da pelve e andar superior do abdome com muita precisão. Hoje em dia é empregada em quase todas as cirurgias ginecológicas como retirada de cistos ou miomas, esterilização tubária, cura de endometriose, histerectomia (retirada do útero) e alguns casos de câncer ginecológico dentre outras indicações.
Tem a grande vantagem de ser menos invasiva diminuindo os riscos de hemorragia e infecção, alta precoce, recuperação mais rápida, retorno ao trabalho mais rápido e efeito estético melhor.
É um exame no qual utilizamos um aparelho parecido com um microscópio no qual, através de técnicas de coloração, conseguimos identificar anormalidades no colo uterino e nos ajuda a realizar biópsias mais adequadas.